quinta-feira, 15 de maio de 2008

Cabelo Curto vs Cabelo Comprido

Para iniciar uma série temática sobre a beleza feminina, vamos falar sobre o cabelo. Como é um assunto com muito para ser dito e muitas nuances, vamos por partes; para começar, o que preferem: cabelo curto ou cabelo comprido?

Antes de mais, uma nota sobre a diferença destes conceitos entre homens e mulheres. Para a maioria das mulheres o limiar entre o cabelo curto e o cabelo longo parece situar-se algures perto da linha dos ombros. Para elas isso pode ser muito claro e óbvio, mas para a maioria dos homens ter cabelo longo significa ter cabelo com mais de 2 ou 3 dedos de comprimento, pelo que são deveras raras as mulheres com cabelo curto no sentido entendido pelos homens. Consideremos então 3 níveis de comprimento: longo, curto e muito curto (i.e. curto conforme entendido pelos homens).

O cabelo curto ou muito curto tem uma vantagem indiscutível sobre o cabelo longo: a manutenção. O cabelo comprido é uma preocupação constante para as mulheres, e não sem razão. Estamos a falar não só da sua limpeza mas também da sua saúde, do brilho, se está seco, se está fraco, se tem as pontas espigadas, etc. É preciso também ter em conta todas as preocupações diárias que têm de ter por causa disso, como o número e método de lavagem, escolha dos produtos adequados e/ou fortificantes, a posição em que dormem e as idas regulares ao cabeleireiro. Já para não referir que estamos a falar de anos e anos de crescimento e cuidados constantes; poucos homens seriam capazes de tal nível de preocupação e cuidado com o seu aspecto.

A grande vantagem do cabelo curto é então a menor preocupação e cuidados a que tem de ser sujeito, apesar de muitas das preocupações que referi acima se aplicarem na íntegra. Logicamente, o cabelo muito curto afigura-se como uma solução ainda mais prática, simples e livre de constrangimentos. Não surpreende portanto que seja a solução predilecta dos homens para si mesmos; mas é muito pouco popular entre as mulheres. De facto, a maioria das mulheres usa o cabelo comprido apesar dos constrangimentos associados, e muitas buscam com cada vez maior frequência aumentar de forma expedita o seu comprimento natural com recurso a extensões. Porquê? A estética parece ser o motivo mais convincente. As mulheres parecem sentir-se mais confiantes e satisfeitas com o seu aspecto quando usam cabelo comprido, para além de parecer existir a convicção de que os homens se sentem mais atraídos por mulheres com cabelo comprido.

Digo eu:
A questão para mim não é tanto se usa cabelo curto ou comprido, mas antes se fica bem. E isso varia de mulher para mulher; há algumas que gosto mais de ver com cabelo comprido, outras nem por isso. Na minha opinião, mulheres com um pescoço alto e esbelto e/ou orelhas bem proporcionadas têm muito a ganhar em usar o cabelo curto e fazer sobressair essas características; o cabelo curto transmite-me muitas vezes a noção de que se trata de uma mulher muito energética/activa e com uma boa dose de sentido prático, sem pôr em causa a sua feminidade. É esse ponto, a aparente falta de feminidade, que frequentemente me leva a desgostar de mulheres com cabelo muito curto.

Por outro lado, o facto de considerar o cabelo comprido como algo de muito feminino e sensual leva-me a tender naturalmente para as mulheres com cabelo comprido. Eu, pelo menos, não resisto a passar a mão por um cabelo longo e bem tratado... Desvantagens? Para além das óbvias e que já referi anteriormente, uma que me afecta particularmente enquanto homem: pode tornar-se num incómodo para quem gosta de dormir agarradinho à sua dona...

E depois há aquelas que ficam bem de qualquer maneira ...

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive cabelos curtos por 7 anos e faz 3 anos que não corto, está muito longo e me incomodando bastante. Acredito que nós sentimos o cabelo longo como uma defesa, é como se fosse um "manto protetor", pelo menos é o que eu sinto. Penso em cortar curto, mas ainda criando coragem, afinal, tirar de uma vez o que demorou 3 anos para crescer...

Abraço, gostei muito do teu blog. =]